domingo, 7 de maio de 2023

É o dia da Mãe. Qual delas?


Dizem por aí que hoje É o dia da Mãe. Qual delas? 

Estão sempre a mudar a data. No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio. Em 2023, o Dia das Mães será no dia 14 de maio. No entanto, é importante lembrar que a data pode variar em outros países. Sabido é que o Dia das Mães tem origens antigas e é celebrado em diferentes países em datas diferentes. No entanto, a versão mais conhecida da história do Dia das Mães é a que começou nos Estados Unidos em 1908, quando Anna Jarvis organizou uma celebração em memória de sua mãe, Ann Jarvis, que havia sido ativista comunitária e defensora da saúde pública. A celebração foi realizada no segundo aniversário da morte de Ann Jarvis, na Igreja Metodista de Grafton, na Virgínia Ocidental. Anna Jarvis continuou a promover o Dia das Mães como um feriado nacional nos Estados Unidos e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos.

A partir daí, a ideia de celebrar o Dia das Mães se espalhou para outros países e se tornou uma tradição mundial. Em muitos países, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, mas em outros países, como Reino Unido, Irlanda e Nigéria, é comemorado em datas diferentes.

Qual é o dia da mãe em Portugal?

O Dia da Mãe em Portugal é celebrado no primeiro domingo do mês de maio. Portanto, a data pode variar a cada ano, mas geralmente ocorre entre os dias 1 e 7 de maio. Em 2023, o Dia da Mãe em Portugal será celebrado no dia 7 de maio.

E antigamente qual era o dia da mãe?

Antigamente em Portugal, o Dia da Mãe era celebrado no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. Essa tradição remonta ao início do século XX, quando a data foi estabelecida em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. No entanto, com o passar do tempo, a celebração do Dia da Mãe foi mudando para o primeiro domingo de maio, uma tradição que se tornou mais popular e que é comum em vários países do mundo. A mudança para o primeiro domingo de maio ocorreu na década de 1960, mas a data oficial só foi estabelecida em 1980.

Segundo a Bíblia em que ano Deus criou a Eva?

Segundo a tradição cristã baseada na Bíblia, Deus criou Eva no sexto dia da criação, juntamente com Adão. Gênesis 1:27 diz: "E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". No capítulo 2 de Gênesis, é apresentada uma descrição mais detalhada da criação de Adão e Eva, mas não há uma indicação clara de um ano específico para sua criação. A Bíblia não faz referência ao nosso calendário atual, que é uma convenção humana, mas usa uma contagem de tempo diferente.

A minha mãe verdadeira o seu nome é Eva. A quem Deus disse pessoalmente. Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos.

“E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” ( Gênesis 3:13-16+ )

Que vergonha o que uma tradição fez contra Deus e faz. Esquecestes já as maldades de vossos pais? É o que se lê para aviso nosso na Santa Bíblia.

“Esquecestes já as maldades de vossos pais, e as maldades dos reis de Judá, e as maldades de suas mulheres, e as vossas maldades, e as maldades de vossas mulheres, que cometeram na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
Não se humilharam até ao dia de hoje, nem temeram, nem andaram na minha lei, nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais.
Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu ponho o meu rosto contra vós para mal, e para desenrraigar a todo o Judá.
E tomarei os que restam de Judá, os quais puseram os seus rostos para entrarem na terra do Egito para lá habitar, e todos eles serão consumidos na terra do Egito; cairão à espada, e de fome morrerão; consumir-se-ão, desde o menor até ao maior; à espada e de fome morrerão; e servirão de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio.
Porque castigarei os que habitam na terra do Egito, como castiguei Jerusalém, com a espada, com a fome e com a peste.
De maneira que da parte remanescente de Judá, que entrou na terra do Egito, para lá habitar, não haverá quem escape e fique para tornar à terra de Judá, à qual eles suspiram voltar para nela morar; porém não tornarão senão uns fugitivos.
Então responderam a Jeremias todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a deuses estranhos, e todas as mulheres que estavam presentes em grande multidão, como também todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:
Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não obedeceremos a ti;
Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum.
Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome.
E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?

Então disse Jeremias a todo o povo, aos homens e às mulheres, e a todo o povo que lhe havia dado esta resposta, dizendo:
Porventura não se lembrou o Senhor, e não lhe veio ao coração o incenso que queimastes nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e vossos pais, vossos reis e vossos príncipes, como também o povo da terra?

De maneira que o Senhor não podia por mais tempo sofrer a maldade das vossas ações, as abominações que cometestes; por isso se tornou a vossa terra em desolação, e em espanto, e em maldição, sem habitantes, como hoje se vê.
Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o Senhor, e não obedecestes à voz do Senhor, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia.” ( Jeremias 44:9-23+ )

Sem comentários:

Enviar um comentário